Politica & Negócios
Opinião - Sustentabilidade na construção civil, compromisso com as gerações atual e futuras

[*]  Evislan Filho

Nos últimos anos, tem-se discutido muito sobre a preservação do meio ambiente, e grandes campanhas de conscientização têm contribuído de forma eficaz para que a sociedade repense os seus hábitos prejudiciais ao planeta. E com o setor da construção civil não poderia ser diferente, daí surge a necessidade de construções mais sustentáveis.

A definição de desenvolvimento sustentável, de acordo com o documento que resultou da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, é “suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de fazer o mesmo.”

Nesse âmbito, as construtoras que têm responsabilidade social e são comprometidas com a causa da preservação do meio ambiente buscam soluções para garantir que, antes, durante e após as construções, sejam reduzidos os impactos ambientais, que potencializem a viabilidade econômica e que proporcionem uma boa qualidade de vida para as gerações atual e futuras.

Abrangendo o consumo consciente de matéria-prima, o reaproveitamento de resíduos e a minimização de desperdícios, a sustentabilidade na construção civil traz uma série de vantagens tanto para os empreendedores quanto para o usuário final. 
Sendo assim, entre os principais benefícios da sustentabilidade na construção civil, podemos destacar:

• Redução de gastos para os empreendedores, que se dá pela otimização dos processos;

• Redução de gastos para os proprietários, uma vez utilizados dispositivos economizadores de água e de energia;

• Incentivos fiscais, que são cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis no segmento construtivo;

• Mais conforto aos proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e demais fatores ambientais;

• Maior apelo e conforto visual, gerado pelos mesmos fatores;

• Melhor argumento de vendas, uma vez que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado no mundo contemporâneo.
 
E, por fim, a garantia da perenidade dos recursos naturais (uma vez que utilizados de forma consciente) e de um planeta sustentável para a geração dos nossos filhos, netos, e assim sucessivamente.

Seguindo a tendência mundial, a Construtora JFilhos traz uma proposta de construção sustentável no empreendimento Parque das Laranjeiras. Desde a fase inicial, o projeto foi pensado para reduzir os impactos ao meio ambiente, com ações que vão desde a utilização de formas metálicas, captação de água da chuva no canteiro de obras, adoção de dispositivos economizadores de água e energia na casa pronta, conforto acústico, térmico e lumínico para os moradores, parceria com cooperativa de reciclagem de resíduos, a projeto social beneficiando a comunidade local e futuros moradores do empreendimento.

E, como reconhecimento desse trabalho que foi concebido com um conceito sustentável, a Caixa Econômica Fedaral está certificando o empreendimento com o selo Casa Azul +, o primeiro do Estado de Sergipe a adquirir esta certificação. Agradecemos pelo reconhecimento do nosso trablhao e reforçamos nosso compromisso com um mundo cada vez mais sustentável. 

[*] É diretor-presidente da Construtora JFilhos.