Politica & Negócios
Rota Caminhos da Serra de Itabaiana fomenta o turismo rural

Ellen Carvalho: “Sergipe tem potencial para roteiros de turismo rural”

A Rota Caminhos da Serra de Itabaiana já está fomentando o turismo rural em Sergipe. Lançado no dia 5 de novembro, é primeira rota turística oficial do município e a primeira rota de turismo rural do Estado. De acordo com a idealizadora da proposta, a turismóloga, consultora e mestra em Planejamento do Turismo, Ellen Carvalho, Sergipe é um Estado em sua maioria rural e tem grande potencial em roteiros de turismo rural receptivo.

"Objetivo com a rota é reforçar as tradições culturais e proporcionar experiências para quem vier visitar o município de Itabaiana. Apesar de ser turismo rural, temos que investir para que seja criativo. Temos que trazer uma experiência diferenciada para que o público turista seja atraído”, avalia carvalho.

E é justamente pela necessidade de investimento no turismo rural, que a criadora da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana destaca esse potencial. “Como técnica, percebi que há muito tempo os roteiros de turismo receptivo e as rotas de turismo em Sergipe são as mesmas. Precisamos inovar neste setor”, alerta Ellen Carvalho.

A ROTA

Conforme explica a turismóloga Ellen, o turista vai sair de Aracaju para conhecer o Parque dos Falcões, com a possibilidade de fazer trilha na Serra de Itabaiana com os monitores do Parque. Em seguida, será a vez de visitar o povoado Carrilho, conhecido pelo beneficiamento das castanhas de caju.

“Neste atrativo turístico, além de acompanhar o trabalho da cooperativa que faz esse trabalho, nosso turista vai poder participar da produção. Assim como no próximo destino da Rota, a Casa de Farinha, onde é feito e vendido produtos típicos regionais no forno de lenha”, pontua Ellen Carvalho.

Ellen acrescenta que na parada para o almoço, os turistas serão levados para um dos restaurantes típicos da região que passaram pelo treinamento Rota e ganharam o selo de qualidade no atendimento. “Após o almoço, eles seguem para a famosa foto com Eu Amo Itabaiana. Nas quartas, sábados ou domingos é possível seguir para a maior feira do estado: a Feira Cultural do Luiz Gonzaga”, detalha a turismóloga.

E como não poderia ficar de fora dos atrativos turísticos, eles são levados a conhecer, também, o comércio. “Levamos-os para comprar ouro na cidade conhecida por vendê-lo barato. Finalizando a Rota, os turistas visitam o povoado Ribeira, que tem belas cachoeiras e onde a comunidade já vem sendo assessorada tecnicamente para fomentar o bem-receber e a comercialização de artesanatos e comidas regionais. Há também locais com campings para a estadia desses turistas em um Projeto de Turismo de Base Comunitária”, diz a criadora da Rota Caminhos da Serra de Itabaiana. 

 

Ω Quer receber gratuitamente as principais notícias do JLPolítica no seu WhatsApp? Clique aqui.