Politica & Negócios
Maria Tereza Andrade

É jornalista graduada desde 1995 e tem experiência em veículos de mídia em Sergipe e no Brasil.

Opinião - O 10 de julho é o Dia Internacional da Pizza
Compartilhar

[*] João Mario Ribeiro Lima Sales de Campos

A pizzaria mais antiga do mundo é a Antica Pizzeria Port’Alba. Ela existe desde 1738 e fica em Nápoles, na Itália. Atualmente, a Port’Alba é bastante visitada, principalmente pelos amantes da pizza que conhecem um pouco mais da história da iguaria.

Desde 1889, no dia 10 de julho é comemorado o Dia Internacional da Pizza, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez.

A receita realizada por Rafaelle Esposito, que foi um padeiro chef de cozinha que viveu em Nápoles, na Itália, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem a tão famosa pizza Margherita.

É preciso destacar, ainda, o papel importantíssimo que as migrações de italianos nos séculos XIX e XX tiveram na propagação da pizza e outros pratos de seu país pelo mundo. A pizza adotou ingredientes e paladares dos lugares onde era preparada, e se adaptou às preferências locais.

A primeira pizzaria foi aberta no Brasil em 1910, com os imigrantes italianos. O bairro para essa recepção foi o Brás, na cidade de São Paulo. Contudo, no início, os brasileiros não haviam aderido tão bem o novo alimento. Só a partir de 1950 que o prato se tornou popular por todo o país. Hoje, a pizza é parte da cultura brasileira.

Na Itália, são consumidas cerca de 1,8 bilhões de pizzas por ano - ANSA, www.ansabrasil.com.br -, isso antes da pandemia. De tanta tradição italiana, a Unesco elegeu em dezembro de 2017 a “Arte dos Pizzaiolos Napolitanos” como patrimônio imaterial da humanidade.

O dia da pizza é comemorado no Brasil neste 10 de julho, quando a data foi instituída em São Paulo, 1985, para homenagear a pizza. De acordo com a Associação Pizzarias Unidas do Estado de São Paulo – Apuesp -, diariamente são consumidas mais de 1 milhão de pizza no Brasil, 572 mil aproximadamente apenas em São Paulo, o que a faz a segunda cidade que mais consome o alimento no mundo, ficando atrás apenas de Nova York.

Começam a aparecer novas variedades de pizza, utilizando-se novos ingredientes e afastando-se das fórmulas originais, tornando-se mais regionais. Finalmente a pizza torna-se um prato destinado a reuniões de famílias, de amigos, com ares de pizzaria, produtos de qualidade, decoração mais detalhada, ambientes diversificados e especializados em pizzas, agradando a toda faixa etária.

Por isso, na próxima vez que for degustar uma bela pizza, seja com a família, seja com os amigos, na sua casa ou em uma pizzaria, aprecie junto com a sua bela história e tradição da arte de fazer pizza.

[*] É bacharel em Administração em Marketing, publicitário (DRT/SE-159), jornalista-colaborador e empreendedor.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.