CONSELHO
Por Ascom | 30 de Out de 2017, 22h59
OAB vota pela inconstitucionalidade do IPTU de Edvaldo
Relatório teve como base um estudo criterioso da Comissão de Estudos Tributários da Ordem
Compartilhar
OAB vota pela inconstitucionalidade do IPTU de Edvaldo

OAB contra IPTU 2018

Foi apresentado na sessão ordinária do Conselho Seccional da OAB-SE, realizada nesta segunda-feira, 30 de outubro, o processo administrativo que analisou as leis complementares aprovadas este ano pela Câmara de Vereadores de Aracaju, que estabeleceram critérios de aumento do IPTU para 2018. A relatoria ficou a cargo da conselheira Laura Cristina Machado Figueiredo, cujo parecer foi pela inconstitucionalidade das referidas leis complementares 159 e 160. 

O relatório teve como base um estudo criterioso e bem detalhado da Comissão de Estudos Tributários da Ordem, que analisou toda a legislação desde 2014 até 2017; Código Tributário Nacional e a Constituição Federal. O estudo também mostra um crescimento astronômico da arrecadação do IPTU na capital. Em 2010, a prefeitura arrecadou com o imposto, cerca de R$ 47 milhões. Esse ano, até o mês de setembro, o valor já chegou a aproximadamente R$ 149 milhões. Ou seja, um crescimento em torno de 320%.  

“O que percebemos de forma clara é que há uma grande inconstitucionalidade nestas leis, uma vez que o Executivo modificou, por conta própria, a base de cálculo do IPTU, que era feita pelo valor venal do imóvel para o valor do próprio tributo no ano anterior, ocasionando um efeito cascata. Em outras palavras, o próprio Município criou a legislação e a forma de aplicar o reajuste, o que é ilegal” afirmou a conselheira-relatora. 

Segundo Laura Machado Figueiredo, pela análise de toda a legislação, as leis aprovadas este ano não revogam o aumento do IPTU em 2014. “Na verdade elas são extremamente prejudiciais. As novas leis voltam ao que era 2014 e ainda estabelecem que o reajuste tem por base o valor do IPTU do ano de 2017, mais 5% e a inflação do período. Ou seja: em torno de 10%. Na verdade, a prefeitura faz um jogo de legislação para tentar ludibriar a população”. 

“A tecnicidade aplicada torna esse tema muito complicado. Para quem não entende muito, fica até difícil destrinchar o que a legislação traz. Mas de forma bem resumida: trata-se de uma legislação extremamente prejudicial para o povo. Não existe nada nessa legislação que beneficie a população, mas só traz prejuízo”, completa Laura Machado Figueiredo. O parecer da conselheira foi aprovado por unanimidade, tendo apenas uma abstenção. Com a decisão, a OAB ingressará com uma ação direta de inconstitucionalidade às leis complementares 159 e 160, que modificaram o cálculo do IPTU. 

VETO POPULAR
Também foi aprovada a proposta para que a Ordem coordene um movimento social com o objetivo de protocolar um Projeto de Lei de iniciativa popular no Legislativo municipal, com o recolhimento de assinaturas de eleitores aracajuanos, para que as leis de 2014 e 2017 sejam anuladas, passando a valer a legislação do ano de 2013. A OAB convocará instituições para se somarem ao recolhimento de assinaturas. Pela legislação, a partir da apresentação do Projeto de Lei, a pauta é trancada e os vereadores têm até 48 horas para aprovar ou rejeitar o PL de iniciativa popular.

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.