ABANDONO TOTAL
Por Assessoria do Mandato | 28 de Set de 2017, 10h21
Ana Lúcia denuncia descaso com a educação em Pedrinhas
Por meio de dados e imagens, Ana Lúcia demonstrou alguns dos aspectos centrais que se apresentam como gargalos da política de educação em Pedrinhas
Compartilhar
Ana Lúcia denuncia descaso com a educação em Pedrinhas

Deputada Ana Lúcia Menezes, PT

Durante seu pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputada estadual Ana Lúcia denunciou, na manhã desta quarta-feira, 27, o descaso da gestão do município de Pedrinhas com o magistério e com a política de educação no município. Com cartazes em punhos, professores e professoras da rede pública do município acompanharam o pronunciamento da colega de profissão e parlamentar.

Por meio de dados e imagens, Ana Lúcia demonstrou alguns dos aspectos centrais que se apresentam como gargalos da política de educação em Pedrinhas: descumprimento do Piso salarial dos professores; queda da matrícula e consequente redução de recursos para a educação; e a situação de degradação física das escolas, dificultando o trabalho pedagógico dos educadores e educadoras.

Ana Lúcia destacou as perdas salariais dos professores e professoras, que estão desde 2014 com o piso salarial congelado. Além disso, entre 2010 e 2017 os gestores não concederam o reajuste do piso desde o mês de janeiro, gerando assim diversas dívidas trabalhistas para com a categoria. “A perda mensal de um professor de nível III, da classe J chega a quase 1.600 reais no município”, denunciou.

Entre 2015 e 2016, a rede municipal de Pedrinhas perdeu 187 matrículas. Essa perda impacta diretamente na queda de recursos destinados ao município para o desenvolvimento da política de educação, pois os valores encaminhados pelos governos estadual e federal são calculados a partir do número de estudantes matriculados.

“A população cresce e a matrícula decresce? Precisamos estudar este fenômeno! Perde-se alunos nas redes estadual e municipal por conta dos desmandos e do descompromisso dos gestores com a educação”, lamentou Ana Lúcia.

A deputada também chocou os presentes com imagens das escolas municipais de Pedrinhas, que demonstram o estado de profunda degradação em que se encontram as unidades de ensino. Banheiros quebrados, lixo amontoado, mato crescendo nos arredores das escolas são apenas alguns exemplos do retrato do descaso apresentado pela deputada por meio das fotografias.

Por fim, Ana Lúcia apelou aos colegas deputados, em especial ao presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da ALESE, Robson Viana, que intervenham junto à prefeita de Pedrinhas em defesa da educação pública e do magistério municipal. Neste sentido, ela propôs a elaboração de um ofício apelando à gestora que não somente abra as negociações com os professores e professoras, mas também coloque a proposta de construção do piso salarial.

Solidariedade aos professores de Aracaju

 Ana Lúcia também prestou sua solidariedade aos professores e professoras de Aracaju que estão em greve, lutando pelo reajuste do piso salarial. “A partir do acesso que eu tive aos estudos, a Prefeitura Municipal de Aracaju tem recurso sim para reajustar o piso dos professores. Até agora só foi gasto 13% dos recursos para a área”, destacou.

“Defendi a candidatura e defendo a gestão do companheiro Edvaldo Nogueira, mas ele precisa lembrar que tem firmado um compromisso com o magistério de respeitar o plano de carreira e priorizar a educação”, apelou a deputada e professora.

Por Ascom Parlamentar

Foto: Jadilson Simões

Deixe seu Comentário

*Campos obrigatórios.